top of page
Buscar

Softwares de Manutenção: Utilização no Brasil.

  • Foto do escritor: Laboratório LABMAN
    Laboratório LABMAN
  • 3 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de mai. de 2023

O LABMAN da UFRN realizou um levantamento sobre os softwares de manutenção utilizados no Brasil, através de pesquisa via Google Forms junto a profissionais atuantes na Manutenção em todas as regiões geográficas brasileiras.


Foram recebidos 206 formulários preenchidos da pesquisa, representando um grupo de 183 empresas atuantes no país, a diferença entre a quantidade de formulários e número de empresas explicasse devido ao fato de mais de um empregado responder sobre a empresa.


A figura 1 traz o resultado geral do levantamento, onde observa-se que 61% das empresas utilizam softwares integrados (ERP), e a gestão da manutenção é realizada por um dos seus módulos, já 29% utilizam os softwares específicos para manutenção (CMMS), 8% realizam seus controles por planilhas e 2% não possuem controle algum nos seus processos de manutenção.

Figura 1 – Utilização de Softwares de Manutenção no Brasil: visão geral.



Quando se observa apenas o universo dos softwares integrados do tipo ERP, Enterprise Resource Planning, nota-se que 80% das empresas optaram pela utilização dos produtos SAP ou Totvs, sendo o SAP liderando tal preferência com 58% como ilustrado na figura 2.

Figura 2 - Utilização de Softwares de Manutenção no Brasil: Visão sobre soluções ERP.



Nota-se que em empresas com mais de 1.000 empregados, a presença do produto da SAP é maior, chegando a quase 2/3 do mercado, como indicado na figura 3.

Figura 3 - Utilização de Softwares de Manutenção no Brasil: Visão sobre soluções ERP em empresas com mais de 1.000 empregados.



No universo dos softwares específicos para manutenção, os chamados CMMS, Computerized Maintenance Management System, percebe-se uma pulverização maior entre diversos produtos apresentados no mercado, na figura 4 nota-se um destaque para o software ENGEMAN o qual responde por 30% das empresas respondentes, os demais softwares não passando de 5%, sendo detectada a presença de mais de 30 produtos CMMS no Brasil.

Figura 4 - Utilização de Softwares de Manutenção no Brasil: Visão sobre soluções CMMS.


Confira o artigo publicado no ENEGEP 2021 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção.




 
 
 

Comments


© 2020 labman.info | UFRN-CT-DEP-NUPEP-LABMAN

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page